Notícias

 | 21/07/2006 18h21min

Internet torna-se novo front no conflito entre Líbano e Israel

Blogs relatam o dia-a-dia dos atingidos pelos bombardeios

Em meio ao bombardeio de mísseis e foguetes Katiusha que despencam de ambos os lados da fronteira do Líbano e de Israel, a internet tornou-se um campo minado de blogs que tratam do conflito que assola o Oriente Médio há duas semanas.

O relato do drama vivido no campo de refugiados Borj El Barajneh, encravado no subúrbio de Beirute, perto da infra-estrutura do Hezbollah, mostra que parte da população libanesa está à mercê da reação israelense ao seqüestro de dois soldados pela milícia xiita.

Do outro lado do  front, escondido em um bunker israelense em Haifa, cidade que tem sido o maior alvo dos projéteis da milícia libanesa, Eugene, de 17 anos, conta como tem sido o dia-a-dia sob a ameaça de novos ataques.

Embora haja quem defenda as ações do governo israelense ou do grupo Hezbollah, muitos internautas fazem duras críticas à ofensiva que já resultou na morte de centenas de pessoas. Em vários cantos do mundo, blogueiros se indagam sobre os motivos deste embate.

Na Espanha, Rafael Estrella critica a postura de Israel e diz que, ao matar civis, está se igualando aos grupos terroristas que combate. Tanto neste quanto em outros sites as imagens mostram o horror da guerra. Em War on Lebanon, líderes mundiais tem suas fotografias mescladas com os registros de morte e destruição.

A imprensa mundial tenta se aproximar da realidade das pessoas atingidas pelo conflito através de murais. O blog do The Washington Post busca saber o que presenciam aqueles que estão no Líbano e em Israel.

E você o que acha deste conflito? Mande links que você achou interessantes sobre o embate no Oriente Médio.

MAÍRA KIEFER
 

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2024 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.