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A partir desta terça-feira, 16 de julho, o Departamento Nacional de Infra-Estrutura de Transportes (DNIT) disponibiliza os editais para a duplicação da BR-101 entre Palhoça, próximo a Florianópolis, e Osório, no Rio Grande do Sul. As empresas interessadas poderão adquirir os dois editais na Assessoria de Cadastro e Licitação do DNIT, em Brasília, das 8h às 12h e das 14h às 17h30min, de segunda a sexta-feira.
O edital nº 03 corresponde aos 14 lotes divididos em Santa Catarina, e o nº 04, equivale aos sete lotes no Rio Grande do Sul. O próximo passo, no processo de licitação, será a entrega da documentação de habilitação das empresas e das respectivas propostas de preço, no próximo dia 17 de outubro. O departamento estima que mais de cem empresas entrem na concorrência.
Conforme o diretor do DNIT, regional de Santa Catarina, Roberto Ribas, a expectativa é que até dezembro ocorra a assinatura com as empresas vencedoras e que as obras iniciem em janeiro do ano que vem. A previsão para a conclusão das obras de duplicação no trecho Sul é de três anos. Já o trecho norte, duplicado, que vai de Palhoça até Garuva, em solo catarinense, está 99% concluído. Faltam obras complementares. A nova rodovia apresenta defeitos na pista, especialmente o lote 5, entre Itajaí e Balneário Camboriú, onde há buracos.
O pedágio que será instalado em quatro postos da BR-101 (Garuva, Araquari, Tijucas e Palhoça) deverá ser cobrado a partir de 2003.
O trecho da BR-101 integra a Rodovia do Mercosul e irá interligar em pista dupla as regiões Sul e Sudeste, que concentram quase 80% do Produto Interno Bruto (PIB) e respondem por mais de 90% das exportações brasileiras. Atualmente, o fluxo diário de veículos na região é estimado em 20 mil veículos. A pavimentação existente foi concluída em 1971. Apenas no ano passado, foram registrados 1.726 acidentes, com 114 mortes e 1.376 feridos.
A obra de duplicação prevê a construção de uma nova pista paralela à atual. A antiga será restaurada e separada da nova por uma barreira de concreto. Serão 348 quilômetros de duplicação e restauração. O maior trecho está em Santa Catarina, com 248,5 quilômetros. Estão previstas ainda pistas com traçado independente na transposição do Morro dos Cavalos e no Morro Agudo, na Travessia do Rio Cabeçudas e Tubarão.
Já no Rio Grande do Sul, serão 99,5 quilômetros, incluído a construção de desvio no município de Maquiné, que inclui um túnel na localidade de Morro Alto. Com este novo traçado, o percurso na BR-101 gaúcha será reduzido em 11 quilômetros. O trecho Sul contará ainda com cinco túneis, três em território gaúcho e dois em Santa Catarina.
• Conheça melhor o processo de duplicação da BR-101
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