Notícias

 | 19/07/2006 18h13min

Começa corrida pela sucessão de Pekerman na Argentina

Diversos treinadores estão cotados para assumir o comando do time

A decisão de José Pekerman de não continuar como treinador da seleção argentina de futebol apressou o tiro de largada da corrida por sua sucessão, na qual nenhum dos candidatos têm vantagem. Frustrado o plano para de convencer Pekerman a continuar, mais de dez técnicos são considerados possíveis candidatos ao posto de comandante da seleção argentina.

Neste grupo estão Carlos Bianchi, Diego Maradona, Américo Gallego, Jorge Burruchaga, Miguel Russo, Alfio Basile, Nery Pumpido, Daniel Passarella, Carlos Bilardo, Héctor Cúper e Oscar Ruggeri.

Em uma pesquisa realizada entre jogadores e técnicos há poucos dias pelo site do jornal Clarín, atrás de Pekerman, eleito para continuar no comando da equipe, apareceu Carlos Bianchi, o técnico com o maior número de conquistas do futebol argentino.

O ex-técnico do Boca Juniors também venceu em uma pesquisa entre torcedores divulgada pelo jornal esportivo "Olé", embora fontes próximas ao treinador digam que ele voltaria a rejeitar a oferta, como fez dois anos.

Apesar de morrer de vontade de dirigir a seleção, Maradona disse recentemente que não se apresentará como candidato ao cargo e que aqueles que mandam sabem onde encontrá-lo.

– Estou em casa – afirmou no craque argentino.

Cauteloso, mas com grande desejo de dirigir a seleção com a qual foi campeão mundial na Copa de 1978, também aparece Américo Gallego, atual treinador do Toluca.

– Tenho 51 anos, disputei Copas, dirigi e saí campeão em todos os clubes. Por isto mantenho a esperança de treinar a seleção algum dia. Seria lindo, mas não vou atirar a primeira pedra – declarou.

A mesma postura defensiva é apresentada por Alfio Basile, que dirigiu a equipe na Copa de 1994, e por Daniel Passarella, que esteve no Mundial de 1998.

Outro possível candidato é Russo, que se destacou por seu ótimo trabalho em grandes equipes do futebol argentino como Lanús, Rosário Central e Vélez Sarsfield.

No debate sobre quem deve levar a Argentina para a Copa de 2010, na África do Sul, também há aqueles que defendem que ele deva ser um dos membros da "geração de 1986", que conquistou a Copa do México sob o comando de Bilardo.

Nesta relação, além de Maradona, aparecem Nery Pumpido - o goleiro daquela equipe e atual treinador do Newell's Old Boys –, o ex-atacante Jorge Burruchaga – que acaba de assumir no Independiente – e Oscar Ruggeri - técnico do San Lorenzo.

Cúper, que se destacou na Europa, também é um dos possíveis candidatos ao cargo de Pekerman, disputa na qual também surge o nome de Ricardo Lavolpe, ex-técnico do México que já admitiu que aceitaria o cargo caso fosse convidado.

AGÊNCIA EFE
 

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2025 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.