| 13/07/2006 18h48min
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva participou nesta quinta do lançamento do mascote oficial dos Jogos Pan-Americanos de 2007, que serão realizados no Rio de Janeiro, e afirmou que deseja ver o Brasil sediar outros dois importantes eventos esportivos: a Copa do Mundo e os Jogos Olímpicos. De acordo com o presidente, o país está preparado e tem mostrado competência para isso.
– Estamos começando uma nova era. As Olimpíadas somente aconteceram em países desenvolvidos. Com a realização do Pan no Brasil, queremos provar que podemos fazer igual ou até melhor que estes países ricos. No esporte não podemos dever nada a ninguém. Vamos realizar o melhor Pan-Americano da história para depois sonharmos com novas realizações – discursou Lula.
Lula cobrou do Comitê Olímpico Brasileiro (COB) o máximo empenho na organização do Pan-Americano e afirmou que está otimista quanto ao sucesso do evento, mas disse que isso só acontecerá se houver comprometimento de todas as pessoas envolvidas na organização da competição.
– O Pan pode ser uma competição menor que as Olimpíadas, mas o Comitê (COB) tem que saber que ele pode abrir portas para trazer eventos que antes só o Primeiro Mundo realizava. Depende de nós, de um compromisso geral, de competência e de lealdade com o povo brasileiro. Temos de sair convencidos de que fizemos o melhor e não de que fizemos o possível – disse Lula.
O presidente, que corre o risco de não ocupar mais o cargo quando da realização do evento, uma vez que concorrerá à reeleição nas eleições de outubro, garantiu apoio total do Governo Federal ao Pan. Mas voltou a cobrar qualidade total dos organizadores para que nada de errado aconteça.
– Precisamos de uma fiscalização, de um representante que esteja lá diariamente. Porque nada terá efeito negativo maior do que descobrir que algo não foi feito corretamente. (Se isso acontecer), não podemos jogar a culpa no Governo, na Prefeitura, no Estado. A responsabilidade é geral e são 180 milhões de pessoas que vão ganhar, é o povo do Rio de Janeiro. Precisamos de qualidade total – declarou.
Lula ainda concordou com Carlos Arthur Nuzman, presidente do COB e do Comitê Organizador dos Jogos Pan-Americanos de 2007 (Co-Rio 2007), ao se referir ao andamento das obras nas sedes e à qualidade da Vila Olímpica, apesar da Organização Desportiva Pan-Americana (Odepa) ter manifestado preocupação com o atraso em algumas obras.
– Estou feliz por ter visto o andamento das obras da Vila Olímpica. Os atletas que já competiram em todo mundo vão comprovar que ela é de invejável qualidade, infinitamente superior a outras no mundo todo – apostou Lula, que ainda prometeu segurança máxima durante o período dos Jogos Pan-Americanos.
O presidente discursou logo após o lançamento da mascote oficial do evento, que será representado pelo Sol. O nome ainda será escolhido pelo público em votação através de urnas eletrônicas que serão espalhadas pelas principais cidades do país. As opções são Kuará, Cauê e Luca. A votação vai até o dia 8 de agosto.
GAZETA PRESSGrupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2025 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.