Notícias

 | 08/07/2006 09h34min

EUA pedem mediação da China em crise com a Coréia do Norte

Negociador está disposto a se reunir com vice-ministro norte-coreano

O negociador dos Estados Unidos nas conversas multilaterais sobre a crise nuclear norte-coreana, Christopher Hill, e o representante sul-coreano, Chun Yung-Woo, pediram à China que tente convencer a Coréia do Norte a suspender novos lançamentos de mísseis. O subsecretário de Estado norte-americano chegou ontem à noite a Seul, depois de uma passagem por Pequim. Ele e Yung-Woo analisaram a situação criada após o lançamento de sete mísseis norte-coreanos, na quarta-feira, e concordaram que a mediação chinesa será a melhor forma de resolver o problema.

Para Hill, as negociações multilaterais, com as duas Coréias, China, Japão, Estados Unidos e Rússia, são o melhor caminho para solucionar o problema nuclear norte-coreano. Ele apoiou a iniciativa do governo chinês de organizar uma reunião informal com representantes dos seis países.

O norte-americano pediu que a China tente revigorar as negociações multilaterais, interrompidas em setembro. A Coréia do Norte abandonou as conversas quando os Estados Unidos impuseram sanções financeiras, devido a acusações de falsificação de dólares e lavagem de dinheiro.

Hill disse estar disposto a se reunir com o vice-ministro de Relações Exteriores norte-coreano, Kim Kye-Gwan, como parte da reunião informal. O enviado vai a Tóquio no domingo. Será a última etapa de sua viagem asiática, motivada pela crise dos mísseis norte-coreanos.

AGÊNCIA EFE
 

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2024 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.