Notícias

 | 07/07/2006 14h

Renovação na Assembléia gaúcha será de pelo menos 20%

Dez deputados não concorrerão à reeleição no pleito em outubro

A renovação na Assembléia Legislativa após as eleições de outubro deverá ser de, pelo menos, 20%. Alegando novos projetos políticos e profissional, ou mesmo razões pessoais, 10 deputados dos 55 não concorrerão à reeleição. A desistência atinge quase todas as bancadas partidárias.

Dos 13 deputados eleitos pelo PT, dois ficarão de fora da disputa eleitoral deste ano, Flávio Koutzii e frei Sério Güergen. Cumprindo o quarto mandato até o início deste ano, Manuel Maria, do PTB, foi nomeado para uma vaga no conselho da Agergs e decidiu abandonar a disputa de cargos eletivos, por entender que cumpriu o trabalho de legislador.

Vieira da Cunha, do PDT, Ruy Pauletti, do PSDB, e Wilson Covatti, do PP, vão disputar vaga na Câmara Federal. A única deputada do PCdoB, Jussara Cony, concorre na chapa majoritária.

Pelo PMDB dois parlamentares ficarão fora da eleição deste ano. Eleito pelo PP, Telmo Kirst mudou para o PMDB no ano passado e deixou a Assembléia para presidir a Corsan. Depois de quatro mandatos, o deputado João Osório foi indicado para o conselho do Tribunal de Contas do Estado e também não participará da eleição.

O PPS, que conseguiu eleger dois deputados, não terá um na disputa. Cézar Busatto, que se licenciou por um ano e meio para assumir a Secretaria de Coordenação Política e Governança Local na prefeitura de Porto Alegre, e deverá voltar para o cargo em agosto.

RÁDIO GAÚCHA
 

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2024 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.