Notícias

 | 06/07/2006 08h40min

Coréia do Norte ameaça realizar ações mais contundentes

País diz que sanções equivaleriam a declaração de guerra

A Coréia do Norte afirmou hoje que o lançamento de mísseis realizado na véspera foi um sucesso, reforçando a sua capacidade de defesa.
O governo norte-coreano não descarta "ações físicas mais contundentes", caso sofra mais pressões internacionais.

Em um comunicado do Ministério de Relações Exteriores, o governo norte-coreano admitiu pela primeira vez ter lançado mísseis ontem, e explicou que os testes fazem parte de manobras militares rotineiras.

– O bem-sucedido lançamento de mísseis fez parte de nossos exercícios militares rotineiros e se destinava a reforçar nossa capacidade defensiva – afirmou um porta-voz do Ministério da Defesa, citado pela Agência Central de Notícias da Coréia do Norte (KCNA).

O porta-voz disse que o comando militar da Coréia do Norte vai continuar com seus "exercícios de lançamentos como parte do reforço da capacidade de dissuasão" do país. As forças armadas norte-coreanas dispararam na quarta-feira sete mísseis, um deles intercontinental, no Mar do Japão, entre a península da Coréia, a Rússia e o Japão.

A ação foi condenada internacionalmente, pois representa a violação de uma moratória nos testes assinada pela Coréia do Norte em 1999. O lançamento de mísseis disparou os alertas dos sistemas de segurança dos EUA, Coréia do Sul e Japão, e provocou uma reunião a portas fechadas do Conselho de Segurança da ONU, que poderá impor sanções econômicas. A Coréia do Norte já avisou que a imposição de sanções por parte do Conselho de Segurança da ONU equivaleria a uma declaração de guerra.

AGÊNCIA EFE
 

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2024 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.