| hmin
O ex-secretário de Governo de Santo André Gilberto Carvalho e a ex-mulher do prefeito assassinado da cidade, Celso Daniel, Miriam Belchior, depuseram nessa quinta-feira, dia 4 de julho, na CPI da Câmara Municipal de Santo André criada para investigar um suposto esquema de propina na cidade para financiar campanhas políticas do PT. Em depoimentos separados, eles afirmaram que tiveram encontros com o irmão do prefeito, o oftalmologista João Francisco Daniel, depois de seu assassinato, em janeiro.
O teor dos encontros descritos pelos dois, porém, é diferente do que foi dito pelo médico ao promotores. Ele e Miriam afirmaram que um desses interesses era fazer lobby para a empresa Expresso Guarará.
No depoimento de João Francisco ao Ministério Público, no dia 24 de maio, ele disse que Miriam teria lhe dito que havia um esquema de propina na cidade. Gilberto, segundo João Francisco, teria dito que essa propina, certa vez no valor de R$ 1,2 milhão, teria sido entregue por um funcionário da prefeitura ao presidente do PT, deputado José Dirceu. À época, Dirceu negou, e Gilberto e Miriam divulgaram nota desmentindo as afirmações do irmão do prefeito assassinado. Ao Ministério Público, o médico disse que teria testemunhas das conversas.
Miriam Belchior, atual secretária de Inclusão Social e Habitação de Santo André, afirmou que, assim como o ex-marido Celso Daniel, teve poucos contatos com o cunhado João Francisco. Depois da morte de Celso Daniel, ela foi a um encontro pedido por João Francisco na casa dele, em que uma testemunha, "alguém da família" teria assistido à conversa. Conforme ela, ele começou a falar nas dúvidas que tem que o assassinato do irmão não foi crime comum, mas logo depois começou a falar em pedir ajuda para a Expresso Guarará, que estava com problemas. No depoimento e depois em coletiva, Miriam frisou que o médico era o único dos três irmãos de Celso Daniel que não é filiado ao PT.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2025 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.