Notícias

 | 30/06/2006 13h58min

Tráfego aéreo internacional de passageiros cresce 7%

Cenário positivo contrabalançou o aumento dos preços do combustível

O tráfego aéreo internacional de passageiros aumentou 7% em maio em relação ao mesmo mês de 2005, enquanto o de mercadorias subiu 5,1%, informou hoje a Associação Internacional do Transporte Aéreo (Iata), com sede em Genebra.

– O crescimento do tráfego mundial, tanto de passageiros como de mercadorias, foi impulsionado por uma forte demanda – explicou o diretor-geral da Iata, Giovanni Bisignani, citado em comunicado de imprensa.

Ele acrescentou que esse cenário positivo contrabalançou parcialmente o aumento dos preços do combustível derivado do petróleo. No entanto, o tráfego aéreo mundial de passageiros cresceu em maio a um ritmo inferior ao do mês anterior, já que em abril progrediu 9,9%, um número anormalmente elevado, segundo a Iata, e que deveu-se ao principal mês de férias na China e às celebrações da Semana Santa.

Já o tráfego mundial de mercadorias cresceu 5,1% em maio – um ponto percentual a menos que no mês anterior –, o que se explica pelo cancelamento de vôos da Varig, que enfrenta graves problemas financeiros.

Em relação a suas previsões, Bisignani se mostrou prudente e afirmou que existe o risco de que o aumento do preço do petróleo e das taxas de juros das grandes economias desencadeie um esfriamento econômico no final de 2006.

AGÊNCIA EFE

 

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2025 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.