Notícias

 |  hmin

Fim de semana decide candidatos ao governo do Estado

As coligações para as eleições de outubro em Santa Catarina foram definidas perto do prazo final dado pela Justiça Eleitoral. Neste fim de semana, realizaram suas convenções o PMDB, PSDB, PT, PL, PPB, e PFL. O clima foi de disputa e muita negociação em todos os partidos. No sábado, dia 29, PMDB e PSDB acabaram com os rumores de que a aliança nacional não se reproduziria no Estado ao lançar Luiz Henrique da Silveira para o governo, com Cassildo Maldaner e Leonel Pavan para o senado.

No domingo, foi a vez do PT aprovar, de forma relutante, a aliança com o PL e confirmar a candidatura de José Fritsch ao governo. Já o PL buscou em sua convenção evitar conflitos com o PT. Ao ratificar a coligação, os cacifes liberais declararam, inclusive, a intenção de repetir a aliança com o Partido dos Trabalhadores em outras eleições.

Na coligação Mais Santa Catarina, o clima esteve tenso durante todo o dia com a polêmica em torno do nome que o PFL iria indicar para vice na candidatura de Esperidião Amin à reeleição. O governador exigiu a manutenção do atual vice, Paulo Bauer (PFL). Mas a cúpula da frente liberal decidiu pela abstenção, deixando o posto para Eni Voltolini (PPB).

Na quinta-feira, foi lançada, sem polêmica, a candidatura de Sérgio Grando para o governo do Estado. Ele se apoia na coligação entre PPS, PDT e PTB. Agora os partidos têm até a sexta-feira, dia 5, para oficializar suas candidaturas junto à Justiça Eleitoral.

 

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2025 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.