| 25/06/2006 19h32min
A falta de entusiasmo, uma das características da militância petista durante a crise do mensalão, sobreviveu ao lançamento da candidatura à reeleição do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Mesmo com a perspectiva de vitória de Lula nas próximas eleições, a maioria dos militantes do PT pareciam pouco à vontade na festa de encerramento da convenção, na noite de ontem, no Minas Tênis Clube. Os poucos líderes do partido, que ficaram em Brasília para participar do chamado Forró do PT, não escondiam a contrariedade com a comemoração oficial.
– Eu preferia estar em Pernambuco. Mas pediram para gente ficar e eu fiquei – disse o ex-ministro da Súde Humberto Costa, um dos poucos nomes nacionais do partido a aparecer à festa.
Candidato ao governo de Pernumbuco, Costa reclamou de passar a noite de São João, data de uma das mais importantes festas populares do Nordeste, em Brasília. Se dependesse apenas da própria vontade, o ex-ministro teria retornado imediatamente a Pernambuco depois da convenção para cabalar votos nos famosos arraiais juninos de algumas cidades do interior do estado. Mas, mesmo aborrecido, Costa ensaiou alguns passos com a senadora Ana Júlia Carepa (PT-PA) diante das lentes dos fotógrafos.
– Eu estou aqui como dançarina, não como senadora. Eu gosto de dançar – disse a senadora.
Alguns foliões reclamavam, sobretudo, da data da festa. Para eles, a convenção do lançamento da candidatura de Lula poderia ter sido marcada para qualquer outro dia, menos para 24 de junho, dia de São João. Segundo um deles, o erro foi cometido porque o partido ainda é controlado por uma maioria de paulistas que, nem de longe, vislumbraram a importância da participação dos candidatos petistas nos festejos juninos no Nordeste.
A festa começou por volta das 23h e duas horas depois já estava se esvaziando. Os organizadores não divulgaram o número de participantes e nem os valores arrecadados com a venda de ingressos.
– Essas informações só na segunda-feira – disse uma das coordenadoras da festa.
AGÊNCIA O GLOBOGrupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2024 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.