| 30/06/2002 09h51min
É Penta! A Seleção Brasileira venceu a Alemanha por 2 a 0 na manhã (noite no Japão) deste domingo, 30 de junho, no Estádio de Yokohama, garantindo o título da Copa 2002 e a supremacia do futebol mundial. Os gols foram marcados por Ronaldo, que chegou a oito e terminou como artilheiro absoluto da competição.
Estava em jogo não apenas o título de campeão, mas a condição de seleção mais vitoriosa da história das Copas. Juntos, Brasil e Alemanha tinham conquistado sete títulos, e desde 1950 – exceção feita ao Mundial de 1978 – uma das duas equipes chegava na final, sem que jamais tivessem se enfrentado. Um verdadeiro duelo de gigantes.
A Alemanha teve maior volume de jogo no primeiro tempo. Com uma boa marcação, principalmente em cima dos laterais Cafu e Roberto Carlos, conseguiu impedir que a bola chegasse constantemente ao ataque. Mesmo com o time um tanto acuado no início, a defesa brasileira deu conta do recado e soube anular a principal arma alemã: a jogada área. O trio Roque Júnior, Edmílson e Lúcio esteve firme, seguro.
E foram do Brasil as principais chances de marcar. Aos 18 minutos, Ronaldinho avançou pelo meio e, entre dois marcadores, deixou Ronaldo livre na área. Oliver Kahn saiu do gol, e o atacante tocou com o lado do pé para desviar, mas a bola passou à direita do gol alemão. Pouco antes do intervalo, aos 44, Kléberson, responsável direto pelos contra-ataques brasileiros, recebeu na intermediária e chutou colocado, por cobertura. Oliver Kahn não alcançou a bola, que foi bater no travessão, quase no ângulo esquerdo. Um minuto depois, Roberto Carlos chutou forte em direção à área, Ronaldo pegou o rebote, girou e chutou de perna esquerda, mas em cima do goleiro.
A segunda etapa começou com sustos para o torcedor brasileiro. Logo no começo, após cobrança de escanteio, Jeremies concluiu de cabeça, quase na pequena área, mas a defesa conseguiu afastar. Aos três minutos, Neuville, cobrando falta, chutou forte, com efeito. A bola desviou da barreira, mas não passou por Marcos. O goleiro, de grande atuação, se esticou e, com a ponta dos dedos, conseguiu tocar e mudar o rumo da bola, que explodiu na trave esquerda. Aos 17, a bola foi alçada na área, Neuville tentou girar para pegar de primeira, mas errou em bola.
Depois de tanta pressão, foi a vez do Brasil atacar. E Ronaldo, que novamente não fazia uma grande partida, foi decisivo. Aos 21 minutos, o atacante roubou uma bola no meio e tocou para Rivaldo, que chutou de longe. Oliver Kahn, eleito pela Fifa o melhor goleiro do mundo, bateu roupa, deixando escapar uma defesa fácil. Mas Ronaldo, que entrou pelo meio, não desperdiçou e mandou para o fundo da rede.
O gol desequilibrou a Alemanha e a Seleção Brasileira tomou conta da partida. Aos 33, Kléberson avançou em velocidade pela direita e cruzou rasteiro na intermediária. Rivaldo abriu as pernas e deixou a bola passar, enganando a marcação. Ronaldo recebeu, dominou e chutou no canto esquerdo, definindo a partida. Brasil, Pentacampeão Mundial. Valeu, Seleção! E até 2006, na... Alemanha.
FICHA TÉCNICA
BRASIL 2
Marcos; Lúcio, Edmílson e Roque Júnior; Cafu, Gilberto Silva, Kléberson, Ronaldinho (Juninho) e Roberto Carlos; Rivaldo e Ronaldo (Denílson).Técnico: Luiz Felipe Scolari.
ALEMANHA 0
Kahn; Metzelder, Ramelow e Linke; Frings, Hamann, Jeremies (Asamoah), Schneider e Bode (Ziege); Klose (Bierhoff) e Neuville. Técnico: Rudi Völler.
Gols: Ronaldo (B) aos 22 e 33 minutos do segundo tempo.
Arbitragem: Pierluigi Collina (Itália), auxiliado por Leif Lindenberg (Suécia) e Philip Sharp (Inglaterra).
Cartões amarelos: Roque Júnior (B), Klose (A).
Local: Estádio de Yokohama, no Japão.
ANDRÉ ROCAGrupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2024 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.