Notícias

 | 20/06/2006 22h08min

Berzoini diz que PT prefere Alencar para vice de Lula

Coligação com o PSB depende de negociações em cinco Estados

Depois de uma reunião da comissão política do PT que durou cerca de cinco horas, o presidente do partido, Ricardo Berzoini, disse que os petistas preferem que o vice-presidente José Alencar seja mantido como candidato na chapa da reeleição do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Berzoini afirmou que o PSB nunca fez esta exigência para aprovar uma coligação formal com o PT e que a aliança com os socialistas passa pelo acerto de acordos estaduais que ajudem o partido a cumprir a cláusula de desempenho de 5% dos votos nacionais para a Câmara.

– O PT prefere que o candidato a vice seja o José Alencar. Ele já é o vice, teve um papel importante nesse mandato, é próximo do presidente Lula, participou da coordenação de governo, foi ministro da Defesa e está a serviço do projeto de mudanças – disse Berzoini.

Esta posição já havia sido defendida pelo coordenador do Grupo de Trabalho Eleitoral (GTE) do PT, Gleber Naime, para quem a coligação com o PSB não está fechada por causa da candidatura a vice, mas por questões eleitorais em cinco Estados. Entre os problemas que o PSB e o PT precisam resolver estão os estados de Minas Gerais e de Tocantins, onde os socialistas estão acertados com os candidatos do PSDB, o governador Aécio Neves (MG) e Siqueira Campos (TO).

No caso da candidatura a vice, Naime garantiu que o nome de Alencar será anunciado no sábado, contrariando declaração feita no dia anterior pelo ministro das Relações Institucionais, Tarso Genro.

– Pelo gosto do PT o vice sai na convenção. Achamos que o vice José Alencar é o melhor nome. Para nós esta é uma questão resolvida – afirmou Naime.

AGÊNCIA O GLOBO

 

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2024 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.