Notícias

 | 19/06/2006 16h31min

Izar diz que reeleição de Lula pode colocar povo contra Congresso

Presidente do Conselho de Ética diz que bancada petista ficará com minoria

O deputado Ricardo Izar (PTB-SP), presidente do Conselho de Ética da Câmara, afirmou hoje em São Paulo que a eventual reeleição do presidente Luiz Inácio Lula da Silva poderá levá-los a atitudes semelhantes ao presidente da Venezuela, Hugo Chávez, e colocar a população contra o Congresso Nacional.

Izar participou nesta segunda-feira do Fórum de Debates Político e Empresarial da Associação dos Dirigentes de Vendas e Marketing do Brasil (ADVB). Segundo ele, a bancada petista e de apoio ao governo deve formar a minoria no próximo congresso.

– Se o presidente Lula fizer minoria absoluta, grande, como ele vai somar essa gente? Ou dando alguma coisa em termos de participação de governo ou voltando o mensalão. Se ele não conseguir uma maioria, ele vai ter dificuldade de governar e eu acho que nós corremos o risco de ele jogar o povo contra o Congresso – disse Izar.

Esse quadro, segundo o deputado paulista, poderá trazer conseqüências imprevisíveis, mas não existe possibilidade de crise institucional.

– Isso é imprevisível, você não tem muita noção. Mas como nosso país hoje é um país adulto, não existe possibilidade de crise institucional, por mais que queiram. Não vamos repetir a Venezuela, aquilo lá é uma ditadura. Nós não vamos repetir porque somos muito superiores a eles. Nós temos história e experiência – afirmou.

De acordo com o deputado, que falou sobre seu trabalho na Comissão de Ética, a crise de moralidade que atingiu o Executivo e o Legislativo com o mensalão, chegou agora ao Poder Judiciário.

AGÊNCIA O GLOBO

 

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2024 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.