| 11/06/2006 19h25min
A capital da Alemanha, Berlim, foi invadida por bandeiras e camisas do Brasil e a cidade já respira a estréia da seleção de Kaká, Ronaldo e Ronaldinho Gaúcho. A partida ocorrerá nesta terça-feira, contra a Croácia.
– Temos torcedores de todo o mundo aqui. Mas os brasileiros são inconfundíveis e todos estão curiosos e ansiosos para ver como o Brasil vai jogar em seu primeiro teste – afirmou Dieter, um comerciante alemão que participa da organização dos eventos para torcedores que chegam à cidade.
No Portão de Brandemburgo, um dos marcos da capital e local onde estava situado o Muro de Berlim, podem ser encontrados torcedores de todo o mundo, cada um dos seus trajes e promovendo festas a seu modo. Os irmãos João e Roberto, de Recife, são dois dos inúmeros brasileiros que decidiram viajar até a Alemanha, mesmo sem ter ingressos.
– A festa vale a viagem, mesmo se for para ficar de fora do estádio – disse Roberto, de 25 anos.
Nas ruas próximas à igreja Gedechnis, destruída parcialmente durante a Segunda Guerra Mundial, barracas com comidas brasileiras e caipirinhas trabalham até a madrugada, em ritmo de samba e forró. Os eventos relacionados aos brasileiros são tantos que até igrejas servem de palco para eventos ligados à Copa do Mundo.
Em uma delas, no sul da cidade, o ex-jogador Paulo Sérgio daria um testemunho de sua experiência religiosa e até como isso tudo influenciou sua carreira que atingiu seu auge com a conquista do tetracampeonato no Mundial dos Estados Unidos, em 1994.
Nesta segunda-feira, o cantor Gilberto Gil ainda promete lotar uma das praças da cidade com seu show. Na terça, será a vez de Ivete Sangalo animar os torcedores, principalmente aqueles que não conseguirem entradas para ver o Brasil.
Agência EstadoGrupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2024 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.