Notícias

 |  hmin

TSE anuncia inovações no sistema eletrônico de votações

O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Nelson Jobim, anunciou nesta quarta-feira, dia 19 de junho, as inovações que serão adotadas no sistema eletrônico de votações das próximas eleições. Uma das novidades é que, no dia anterior ao do pleito, serão sorteadas duas urnas em cada Estado para a realização de votações fictícias.

Essas urnas serão transportadas para as sedes dos Tribunais Regionais Eleitorais (TREs) onde haverá um computador para apuração dos votos, e os resultados serão confrontados na presença dos fiscais partidários. Para garantir a inviolabilidade dos resultados, Jobim revelou que, no momento da abertura dos disquetes, o sistema de assinatura digital denunciará eventual violação. Já se os dados tiverem sido alterados, o sistema de criptografia registrará a manipulação. Com isso, o ministro acredita que a lisura do processo eleitoral estará garantida nas 350 mil urnas eletrônicas que estarão espalhadas por todo o país. Para ele, a segurança do sistema, inclusive na elaboração do mapa de apuração (que até então era feito manualmente), acabou com qualquer possibilidade de falsificação de votos e com as controvérsias nas apurações.

Das oito sugestões apresentadas pela Unicamp para melhorar o sistema eletrônico de votação, Jobim disse que o TSE só não adotou uma, devido à escassez de tempo até as próximas eleições: a recomendação de que o sistema fosse avaliado por técnicos de fora do Tribunal.

Como neste ano serão eleitos dois senadores, para que o eleitor não tenha dúvidas na hora de votar, a tela apresentará dois campos de votação. O eleitor terá de preencher ambos, e a urna não aceitará a repetição do número do mesmo candidato. Pela primeira vez, o nome do vice-governador também estará visível.

Outra novidade anunciada por Jobim é que, encerrada a votação, serão impressos 10 boletins de urna, dos quais dois seguirão junto com os disquetes para os locais de transmissão dos resultados. Os restantes serão distribuídos entre os fiscais dos partidos e a imprensa.

 

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2025 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.