Notícias

 | 02/06/2006 19h53min

Alckmin reage e chama Lula de Rolando Lero

Ex-governador destaca investimentos na Educação em SP

O ex-governador de São Paulo Geraldo Alckmin reagiu hoje às críticas do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Ao divulgar uma nota oficial, o pré-candidato à Presidência da República chamou Lula de Rolando Lero – famoso personagem do antigo programa A Escolinha do Professor Raimundo.

– Lula não investiu o mínimo que deveria para avançar com o ensino básico e no combate ao analfabetismo – destacou.

A acusação foi a resposta às declarações do presidente. Durante a tarde, Lula criticou o "abandono premeditado da escola pública" em São Paulo.

Confira a íntegra da nota:

"O presidente Lula precisa parar com o seu estilo Rolando Lero habitual, principalmente no debate da educação, que é um assunto extremamente sério. Quem não investiu o mínimo para avançar no ensino básico e no combate ao analfabetismo nos últimos dois anos foi o presidente Lula. Portanto, ele é reincidente. E essa constatação está hoje no relatório divulgado pelo Tribunal de Contas da União.

O presidente Lula não conseguiu aprovar o Fundeb, mas diz que é uma realidade no programa de televisão do PT. Paralisou as escolas técnicas iniciadas pelo governo anterior durante três anos e só as retomou na véspera da eleição. Quer demonstrar preocupação com São Paulo, mas a iniciativa privada teve de colocar recursos em parceria com o governo de São Paulo para terminar a escola técnica de Capão Bonito, pois os recursos federais nunca foram liberados.

O presidente Lula, que nunca sabe e nunca vê o que acontece ao seu redor, precisa se informar sobre os dados da educação pública em São Paulo. No estado, 98,5% das crianças entre 7 e 14 estão na escola, 86,9% dos jovens entre 15 e 17 anos estão matriculados, aumentamos a carga horária de 5 para 6 horas no período diurno e de quatro para cinco no período noturno.

Implantamos a Escola de Tempo integral em 514 escolas, destinamos R$ 4,2 bilhões somente para as três universidades paulistas - USP, Unesp e Unicamp -, que têm 110 mil alunos. Demos, ainda, bolsa a quase 50 mil universitários que retribuem prestando serviços nos programas Escola da Família e Jovens Acolhedores, que humanizaram o atendimento nas escolas públicas e nos hospitais públicos do estado.

O presidente Lula tem de ser informado, também, que foram criadas, pelo governo estadual, 5.500 novas vagas na USP, Unicamp e Unesp, um crescimento de 37% em relação a 2001. Entregamos 17 novas Faculdades de Tecnologia. Inauguramos 26 novas escolas técnicas em todo o estado. Construímos um novo campus da USP na Zona Leste, um outro em São Carlos, 8 novos campi da Unesp e já está em licitação o projeto do novo campus da Unicamp, em Limeira.

Eu, que lecionei em cursinho para pagar os meus estudos, sei muito bem o valor que a educação tem na vida das pessoas. E, por isso, não faço propaganda enganosa, muito menos demagogia com um assunto tão sério e essencial para o desenvolvimento do Brasil."

AGÊNCIA O GLOBO
 

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2024 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.