Notícias

 | 25/05/2006 22h37min

Presidente da CPI diz que acareação não tirou todas as dúvidas

Advogados são acusados de comprar depoimento sigiloso e repassar ao PCC

O presidente da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) do Tráfico de Armas, deputado Moroni Torgan (PFL-CE), afirmou que grande parte das dúvidas dos deputados não foi esclarecida na acareação de hoje entre os advogados Sérgio Wesley da Cunha e Maria Cristina de Souza Rachado, com o operador de áudio Artur Vinícius Pilastre Silva. Os advogados são acusados de comprar a gravação de depoimentos sigilosos de delegados da Polícia Federal e repassá-la a integrantes da facção criminosa PCC (Primeiro Comando da Capital). Segundo Torgan, mais uma vez os depoentes fizeram acusações mútuas e se negaram a responder às perguntas que consideravam incriminatórias.

A advogada disse que o pagamento de R$ 200 ao técnico foi feito, mas o advogado negou estar presente na hora da entrega do dinheiro. Disse ainda que não sabia a quantia paga ao operador de áudio, que garantiu no seu depoimento que eles estavam juntos na hora do pagamento. O operador também afirmou que receberia mais dinheiro, a ser entregue quando os advogados encontrassem um meio seguro para fazê-lo.

Segundo Torgan, a gravação comprada pelos advogados ajudou o PCC a organizar a última rebelião de presos ocorrida em São Paulo há duas semanas.

– Até o fato de vocês trabalharem para o líder dessa rebelião contribuiu. E a gente vê que não constrange o fato de vocês trabalharem par uma organização criminosa – disse Torgan, na acareação.

Na próxima semana, a CPI do Tráfico de Armas pretende se reunir com membros da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e da seccional de São Paulo, e com integrantes do Conselho Nacional de Justiça. O objetivo é preparar uma audiência pública para avaliar o envolvimento de advogados com facções criminosas. Os parlamentares da Comissão disseram acreditar que os advogados que participaram de acareação de hoje fazem parte do PCC.

AGÊNCIA BRASIL
 

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2024 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.