Notícias

 | 22/05/2006 18h10min

Dantas garante que não forneceu lista de contas no Exterior

Banqueiro enviou carta ao ministro da Justiça, Márcio Thomaz Bastos

O banqueiro Daniel Dantas assegurou em carta enviada hoje ao ministro da Justiça, Márcio Thomaz Bastos, que não forneceu informações e não teve qualquer participação no texto divulgado pela revista Veja. Ele afirmou jamais ter acusado o ministro Bastos.

A penúltima edição da revista trouxe uma lista, supostamente obtida com Daniel Dantas, controlador do banco Opportunity, com dados detalhados de contas no Exterior de autoridades e integrantes do governo. Entre possíveis números de contas e os nomes de seus titulares, o texto cita o presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

– Garanto-lhe que são inverídicas notícias que me atribuem a iniciativa de ter solicitado, a quem quer que seja, investigações, no país ou no Exterior, a respeito da vida privada e financeira de autoridades brasileiras – afirmou Dantas na carta.

Na lista, estariam os ex-ministros da Casa Civil José Dirceu, da Fazenda Antonio Palocci e da Secretaria de Comunicação Luiz Gushiken, o atual ministro da Justiça, Márcio Thomaz Bastos, o diretor da Polícia Federal, Paulo Lacerda, o senador Romeu Tuma (PFL-SP), além do próprio presidente. De acordo com o texto da revista, o presidente Lula teria US$ 38.552,36 em paraísos fiscais.

O texto publicado pela revista registrou que a Veja teria buscado, "por todos os meios legais", confirmar a veracidade da lista. A matéria, inclusive, cita que, submetida a uma perícia contratada pela revista, o material apresentou "inúmeras inconsistências". De acordo com o mesmo texto, os editores teriam decidido publicar o documento porque não haveria, mesmo assim, provas que eliminassem a possibilidade de os documentos serem verdadeiros.

AGÊNCIA BRASIL

Notícias Relacionadas

22/05/2006 16h54min
Tarso não vê problema em encontro de Bastos com Dantas
20/05/2006 13h22min
Revista admite que Dossiê Dantas é falso
 

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2024 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.