| 18/05/2006 15h42min
O ministro da Justiça, Marcio Thomaz Bastos afirmou hoje em entrevista coletiva que a principal causa do crime organizado é a lavagem do dinheiro. Para o ministro, é fundamental que seja criada uma cultura de combate a esse tipo de crime.
– Na medida em que se combate a lavagem de dinheiro, se combate a causa mais estimulante do crime organizado – disse.
Thomaz Bastos afirmou também que se preocupa com a possibilidade de a recente onda de violência ser usada em disputa eleitoral. Segundo o ministro, ontem houve sintomas disso. Ele se referia aos debates entre oposicionistas e o governo sobre a responsabilidade pela onda de violência.
O ministro acrescentou que serão construídos presídios federais. O primeiro deles será inaugurado em junho e o segundo, em julho. Até o final do ano, Thomaz Bastos prevê que estejam prontos ainda mais dois centros de detenção. Ao todo, esses presídios vão abrigar mil vagas.
– É pouco para o nosso déficit. Mas não será levada qualquer pessoa. Para esses locais, serão levados chefes de quadrilha, aqueles que têm que ser separados das suas organizações criminosas. Serão presídios onde não se poderá entrar com telefone celular – disse o ministro. Segundo ele, o sistema penitenciário federal é previso na Lei de Execuções Penais, do ano de 1984, mas nunca tinha sido executado.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2025 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.