Notícias

 | 18/05/2006 11h56min

Petrolíferas espanholas prevêem queda nos investimentos

Associação reclama de insegurança contratual após nacionalização na Bolívia

O presidente da Associação Espanhola de Operadores de Produtos Petrolíferos (AOP), Dominique de Riberolles, advertiu hoje que a nacionalização dos hidrocarbonetos na Bolívia e a fixação de novos impostos em outros países latino-americanos podem causar uma freada forte nos investimentos.

Durante a apresentação dos dados da AOP correspondentes a 2005, Riberolles disse que este tipo de medida "cria insegurança contratual", o que "não ajudará" para realizar os investimentos necessários no setor petroleiro.

– Se não houver segurança jurídica para fazer investimentos, haverá uma freada forte no ritmo de expansão – explicou.

O presidente da AOP destacou que os investimentos em prospecção e produção são necessários neste momento, no qual a capacidade de reserva foi muito reduzida.

Riberolles assinalou que a redução da capacidade excedente é a principal causa da volatilidade dos preços do petróleo e de sua tendência de alta. A capacidade de reserva passou de 5% nos anos 90 a 2% na atualidade.

AGÊNCIA EFE

 

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2024 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.