| 14/05/2006 21h44min
O presidente da Venezuela, Hugo Chávez, começou neste domingo uma visita de dois dias ao Reino Unido, na qual se reunirá com o prefeito de Londres, líderes sindicais e deputados, mas não será recebido pelo primeiro-ministro britânico, Tony Blair.
Chávez não se reunirá com Blair porque sua visita possui caráter "privado", e o Governo de Caracas "não solicitou reunião alguma", segundo indicou neste sábado uma porta-voz de Downing Street, residência oficial do primeiro-ministro britânico.
O governante venezuelano chegou a Londres após assistir à IV Conferência da União Européia, América Latina e o Caribe realizada em Viena, onde o chefe do Executivo britânico pediu à Venezuela, quinto maior exportador mundial de petróleo, e à Bolívia que utilizem seus recursos energéticos "de forma responsável".
O governante latino-americano também vai à capital britânica depois do confronto verbal com Blair de fevereiro passado. O primeiro-ministro solicitou ao Executivo de Caracas que "cumprisse com as regras da comunidade internacional" em troca de respeito.
Chávez chamou Blair de "sem-vergonha", e o acusou de ser "o primeiro aliado do genocida e assassino número um do planeta: 'Mr. Danger Hitler'", disse o venezuelano, fazendo referência ao presidente dos Estados Unidos, George W. Bush.
De qualquer forma, a visita do presidente venezuelano contrasta com a que realizou à região em 2001, quando desfrutou de uma pacífica reunião com Blair em Downing Street e foi recebido pela rainha Elizabeth II no Palácio de Buckingham.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2024 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.