| 04/06/2002 15h25min
O governador da província de Santa Fé, Carlos Reutemann, assinou nesta terça-feira, dia 4, o pacto de redução de déficit fiscal com o governo central da Argentina. A decisão pode ser resultado da pressão que o Fundo Monetário Internacional (FMI) realiza para que as províncias assumam este compromisso em troca de nova ajuda financeira à Argentina. Até agora, 11 das 24 províncias assinaram o pacto.
Reutemann se comprometeu em reduzir em 60% o defícit de Santa Fé – a segunda província mais rica da Argentina – e a não emitir nenhum tipo de bônus para financiar seus gastos. Com o apoio de Reutemann, as três maiores províncias argentinas – Buenos Aires, Santa Fé e Córdoba, que concentram mais da metade da população e quase 70% da economia do país – se comprometeram com o pacto. Segundo o ministro do Interior da Argentina, Jorge Matzkin, o governador da pequena província de Jujuy, Eduardo Fellner, também deve assinar o acordo nesta terça.
Em meio a tanta turbulência, o presidente do Uruguai, Jorge Battle, reuniu-se em Buenos Aires nesta terça-feira com seu colega argentino Eduardo Duhalde. Battle foi pedir desculpas pelas declarações que fez nessa segunda-feira, quando disse que os políticos argentinos eram todos ladrões.
As informações são da Agência Brasil e Rádio Gaúcha.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2024 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.