| 07/05/2006 20h10min
O Flamengo derrotou o Botafogo por 1 a 0 em partida disputada neste domingo, no Maracanã, resultado que fez o time rubro-negro chegar aos seis pontos ganhos enquanto o Botafogo que sofreu sua segunda derrota seguida, continua estacionado nos quatro pontos. O único gol da partida foi marcado pelo Jônatas aos 20 minutos do segundo num chute cruzado que desviou na zaga alvinegra e enganou o goleiro Lopes. Há dois anos que o Botafogo não consegue derrotar o seu tradicional adversário.
A vitória do clube da Gávea acabou sendo justa porque o time dirigido por Waldemar Lemos, mesmo poupando alguns titulares, dominou inteiramente no primeiro tempo e deveria já ter saído com vantagem. O Botafogo melhorou no segun do tempo com a entrada de Sérgio Manoel mas acabou sofrendo o gol quan do estava melhor em campo e acabou se perdendo em campo. Sérgio Manoel, inclusive, foi expulso de campo na sua partida de estréia.
Na quinta rodada, o Flamengo receberá o Fortaleza enquanto o Botafogo também jogará dentro de casa diante do Grêmio. Apoiado por sua grande torcida, o Flamengo iniciou a partida disposto a imprensar o adversário. Logo no primeiro minuto, Walter Minhoca arriscou de fora da área e a bola passou raspando à trave de Lopes.
Minhoca, aliás, começou centralizando as jogadas de ataque e obrigando os jogadores do Botafogo a uma marcação mais dura para conter o ex-jogador do Ipatinga. Apesar de errar muitos passes, o Flamengo mantinha o domínio enquanto o Botafogo não conseguia criar jogadas de ataque e se limitava a defender.
Com o passar do tempo, o ímpeto rubro-negro foi arrefecendo e a partida caiu muito de rítmo, já que o Botafogo não conseguia fazer a bola chegar em boas condições aos atacantes Dodô e Reinaldo. A torcida só voltou a ter emoção aos 20 minutos quando Vinicius Pacheco bateu de fora da área e o goleiro Lopes espalmou para escanteio. Mesmo sem brilhar, os jogadores do Flamengo mostravam mais empenho do que os adversários.
Aos 33 minutos, Walter Minhoca driblou três marcadores mas perdeu a bola quando só tinha um adversário pela frente. E a pressão do time da Gávea quase acaba em gol quando Léo Medeiros cobrou falta e Lopes voltou a brilhar, impédindo o primeiro gol.
O Botafogo criou a sua primeira jogada de gol aos 38 minutos quando Claiton fez boa jogada pela direita e cruzou para Reinaldo cabecear por cima. O último lance de perigo aconteceu aos 40 minutos quando Walter Minhoca, um dos destaques da primeira etapa, arriscou de fora da área e a bola saiu. E a mudança tornou realmente o Botafogo mais agressivo.
Tanto que com apenas dois minutos de partida, a equipe alvinegra criou duas chances para marcar. A primeira com Zé Roberto que chutou forte para defesa segura de Diego. No minuto seguinte, Reinaldo entrou livre na área mas Diego evitou o gol. O técnico Waldemar Lemos então decidiu trocar Luizão que voltava de contusão por Diego Silva numa tentativa de devolver a velocidade perdida ao Flamengo.
Os dois times continuavam se empenhan do em busca do gol da vitória apesar do grande número de passes errados. O time rubro-negro passou a insistir nas jogadas áereas enquanto o Botafogo arriscava chutes de fora da área como aconteceu aos 15 minutos quando Sérgio Manoel chutou com violência e o goleiro Diego espalmou para escanteio.
O Flamengo abriu o marcador aos 20 minutos em um lance acidental. O meia Jônatas cruzou da direita, a bola desviou em um zagueiro e enganou o goleiro Lopes. Foi o centésimo gol marcado neste Campeonato Brasileiro. A situação se complicou para o Botafogo quando o estreante Sérgio Manoel que já tinha cartão amarelo voltou a fazer uma falta dura e foi expulso de campo deixando seu time inferiorizado no campo e no placar. Mesmo com dez homens, o Botafogo não desanimou e passou a pressionar em busca do empate.
Uma cabeçada de Rafael Marques aos 32 e uma falta perigosa cobrada por Dodô aos 36 minutos deram esperanças à torcida botafoguense. Nos minutos finais, o Botafogo ainda tentou o gol do empate mas faltou competência dos atacantes para chegar ao objetivo.
GAZETA PRESSGrupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2025 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.