Notícias

 | 02/05/2006 11h44min

Ausência do Aerus deve adiar assembléia da Varig

Credores estariam exigindo mais tempo para analisar propostas de recuperação

A assessoria de imprensa do fundo de pensão Aerus informou que os representantes do fundo na classe 2 de credores não vão participar da assembléia da Varig marcada para esta terça-feira, o que inviabilizaria a realização do encontro de representantes de credores na sede da Fundação Ruben Berta (FRB), no Rio. Durante o encontro, seriam apreciadas as propostas de investimentos na Varig e a formalização dos Fundos de Investimentos e Participações (Fipe).

A assembléia pode ser suspensa caso não haja quorum para a sua realização ou caso os credores decidam pedir mais tempo para apreciar as propostas.

O motivo da ausência do fundo Aerus ainda não foi explicado pela direção, mas segundo fontes próximas a Varig, haveria uma articulação para que os principais credores ficassem ausentes para que haja tempo extra para a análise das propostas existentes.

Quatro modelos de capitalização da Varig estarão à mesa da assembléia. Entre elas está a chamada proposta do governo e da consultoria Alvarez e Marçal, que prevê a cisão da companhia em duas, com a criação da Varig Nacional, por meio de uma Sociedade de Propósito Especifico (SPE) – parcela que posteriormente iria a leilão – e da Varig Internacional, que permaneceria com o passivo e dentro da recuperação judicial. Há ainda a proposta da VarigLog, ex-subsidiária de logística, que oferece US$ 450 milhões pela companhia, mas em contrapartida determina um impactante corte de pessoal e redução da frota.

Outra proposta é a representada pelo consultor Jaime Toscano, que diz representar investidores estrangeiros interessados em injetar US$ 1,9 bilhões na Varig. Também está ma mesa para a análise dos credores a proposta do Trabalhadores do Grupo Varig (TGV), que criaria uma Varig operacional e que utilizaria recursos dos fundos de pensão dos trabalhadores no Aerus e da redução dos salários dos funcionários para investimento na companhia.

Neste momento uma enorme fila se forma na sede da FRB para o cadastramento dos participantes da assembléia. Com a ausência dos representantes do fundo Aerus, que lideram a classe 2 de credores da Varig, existe a possibilidade de suspensão ou de adiamento da assembléia para uma segunda convocação no dia 8, já que é necessário quorum das três classes de credores na primeira convocação para que a assembléia ocorra.

AGÊNCIA O GLOBO
 

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2024 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.