Notícias

 | 20/04/2006 21h14min

Senado confere assinaturas de pedido de CPI de amigos de Lula

Antero Paes de Barros (PSDB-MT) aderiu hoje à solicitação

A Secretaria-Geral da Mesa do Senado deverá terminar na segunda ou terça-feira próximas de conferir as assinaturas dos senadores no pedido de criação de uma comissão parlamentar de inquérito (CPI) para investigar denúncias envolvendo pessoas próximas ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva. A informação foi dada, há pouco, pelo secretário-geral da Mesa, Raimundo Carreiro.

Além das 34 assinaturas do pedido inicial, o requerimento ganhou hoje a assinatura do senador Antero Paes de Barros (PSDB-MT). Até o início da noite, nenhum dos senadores pediu para retirar a assinatura do requerimento. Com isso, o pedido tem oito assinaturas a mais do que o mínimo necessário, que é 27.

A CPI está sendo proposta para investigar o período em que o atual presidente do Serviço Brasileiro de Apoio à Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Paulo Okamotto, tinha procuração para administrar as contas pessoais de Lula, antes de ele tomar posse na Presidência. Os contratos da empresa do filho do presidente, Fábio Luiz Lula da Silva, com a Telemar Norte e Leste também podem ser averiguada. Além disso, a CPI pede a apuração a denúncia da revista Veja de que o irmão de Lula, Genival Inácio da Silva, faria tráfico de influência, intermediando negociações de empresários junto ao governo federal.

A CPI teria também o objetivo de investigar se Lula teve participação ou foi omisso no caso de violação ilegal do sigilo bancário do caseiro Francenildo Santos Costa junto à Caixa Econômica Federal. A comissão também pede a investigação sobre a origem dos recursos, em reais e em dólares, encontrados numa maleta e sob as roupas íntimas de José Adalberto Vieira da Silva, assessor do deputado estadual José Nobre Guimarães (PT-CE).

AGÊNCIA BRASIL

Notícias Relacionadas

19/04/2006 17h25min
Apresentado pedido de CPI para investigar amigos de Lula
 

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2024 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.