| 19/04/2006 10h22min
Militares e policiais da Bolívia resgataram hoje três ministros que estavam como reféns dos habitantes de Puerto Suárez, na fronteira com o Brasil. A informação foi divulgada hoje pelo porta-voz presidencial, Alex Contreras.
– Um grupo de efetivos da força naval e da polícia acompanharam o resgate – explicou o funcionário a jornalistas na porta do Palácio de Governo em La Paz.
Os ministros detidos desde terça na sede do Comitê Cívico de Puerto Suárez eram os de Planejamento do Desenvolvimento, Carlos Villegas, Desenvolvimento Econômico, Celinda Sosa, e Mineração, Walter Villarroel. Segundo Contreras, o resgate não causou danos aos ministros, nem aos que mantinham as autoridades detidas nesse povoado de 14 mil habitantes.
Com a retenção, os habitantes da localidade exigiam uma licença ambiental para a empresa siderúrgica MMX, filial da brasileira EBX, cujas atividades o governo boliviano considera ilegais. Contreras disse que esse pedido não será considerado.
O porta-voz acrescentou que o Executivo tem informação de que a EBX está "financiando inclusive alguns grupos em Puerto Suárez", para levar adiante a mobilização que começou hoje no local, com o bloqueio de estradas e linhas férreas.
O bloqueio impede a passagem para à cidade brasileira vizinha de Corumbá.
AGÊNCIA EFEGrupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2024 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.