Notícias

 |  hmin

Milhares protestam contra globalizaçao em Madri

Manifestação repudia "exploração" da América Latina, que não obtém avanços na Espanha

Grande manifestação na ruas de Madri expressou nesta domingo, dia 19, repúdio "à exploração da América Latina" e à "Europa do capital e da guerra". O protesto deu voz à frustração dos representantes de países latino-americanos que deixaram a capital espanhola no fim de semana, após a reunião de cúpula entre União Européia (UE), América Latina e Caribe, encerrada com apenas vagas promessas de abertura de mercado.

O protesto antiglobalização foi convocado pelo Fórum Social Transatlântico, do qual participam representantes de Colômbia, México, Brasil e Argentina. As Mães da Praça de Maio participaram. Os participantes foram calculados pelas autoridades em 10 mil, pelos jornalistas, em 50 mil, e pelos organizadores em 150 mil. Os manifestantes também pediram o fim do terrorismo de Estado, a abolição da dívida externa e maior solidariedade aos países da América Latina.

Entre os símbolos mais presentes estavam cartazes contra os EUA, bandeiras cubanas e palestinas e retratos de Fidel Castro, Che Guevara, Josef Stálin e Karl Marx. Nos últimos dias, diversos debates, atividades culturais e movimentações contra a globalização foram realizados em Madri, sem incidentes. Forte esquema de segurança cercou a manifestação. Não houve incidentes.

 

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2025 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.