Notícias

 | 13/04/2006 01h27min

PPS abre mão de participar do Conselho de Ética

Presidente do conselho criticou decisão do partido

O líder do PPS, deputado Fernando Coruja (SC), anunciou que seu partido não vai indicar um novo integrante para o Conselho de Ética e Decoro Parlamentar. A vaga do PPS era ocupada pelo deputado Júlio Delgado (MG), que já formalizou seu desligamento. Coruja condicionou a indicação de um novo integrante do PSB à aprovação da proposta que acaba com o voto secreto no Poder Legislativo (PEC 349/01).

– Como não há, ao que parece, nenhuma importância nas decisões do Conselho de Ética, não vamos indicar um novo representante enquanto o voto secreto dos deputados no Plenário não for extinto – explicou Coruja.

O presidente do conselho, deputado Ricardo Izar (PTB-SP), criticou a decisão do PPS, que segundo ele não ajuda a aprimorar o processo de julgamento de deputados por quebra de decoro. Ele pretende conversar com o presidente da Câmara, Aldo Rebelo, para definir a forma de preenchimento das vagas.

O Conselho de Ética pode ter problemas também para preencher a vaga do PSDB. O líder do partido, Jutahy Junior (BA), consultou vários deputados sobre o interesse em preencher o lugar deixado por Carlos Sampaio (SP) e até agora ninguém aceitou o convite. Jutahy avalia que os deputados estão sem motivação para fazer parte do conselho.

Já o líder do PT, Henrique Fontana (RS), informou que a bancada se reunirá na próxima semana para indicar os substitutos dos deputados do P-Sol Orlando Fantazzini (SP) e Chico Alencar (RJ), que ocupavam vagas do PT no conselho.

AGÊNCIA CÂMARA

 

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2025 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.