Notícias

 | 11/04/2006 21h05min

PV abrirá voto de seus deputados em votações secretas

Deputados mostrarão cédulas antes destas serem depositadas em urnas

Os deputados do Partido Verde anunciaram hoje que vão revelar seus votos nas próximas votações secretas dos processos de cassação de deputados. A decisão foi tomada na reunião Executiva Nacional do partido e anunciada hoje em entrevista coletiva da bancada na Câmara.

Pela decisão, cada um dos parlamentares marcará seu voto na cédula e, antes de depositá-la na urna, a mostrará rapidamente para que fique registrado publicamente como votou.

O líder do PV, Sarney Filho (MA), reconhece que a decisão constitui um ato de rebeldia, mas considera a decisão importante para atender uma reivindicação da sociedade de conhecer o voto de seus representantes. O deputado Fernando Gabeira (PV-RJ) também acredita que a decisão contribuirá para a transparência das votações na Câmara. O deputado Edson Duarte (PV-BA) lembrou que os eleitores têm exigido uma atitude dos parlamentares, em razão da demora em uma mudança regimental que adote o voto aberto nas cassações de mandatos.

O representante do PV no Conselho de Ética, deputado Marcelo Ortiz (SP), acredita que a decisão de revelar o voto em votações secretas não constituirá quebra de decoro. Já o deputado Jovino Cândido (PV-SP) informou que parlamentares de outros partidos também anunciaram que seguirão a decisão do PV.

O presidente da Câmara, Aldo Rebelo, informou hoje que espera apenas a resposta dos líderes partidários sobre a viabilidade de votação da proposta de emenda à Constituição que acaba com o voto secreto. Aldo Rebelo lembrou que já fez uma consulta ao Colégio de Líderes sobre a inclusão da proposta na pauta e os líderes haviam pedido um prazo para consultar as bancadas sobre o assunto.

AGÊNCIA CÂMARA

Notícias Relacionadas

11/04/2006 13h29min
Cinco integrantes do Conselho de Ética oficializam renúncia
 

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2024 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.