Notícias

 | 07/04/2006 10h38min

Jornal diz que Hamas oferece a Israel pacto de tranqüilidade

Grupo estaria disposto a declarar um cessar-fogo de forma unilateral

O movimento islâmico Hamas, à frente do novo governo palestino, ofereceu a Israel um pacto de tranqüilidade, pelo qual se compromete a impedir que qualquer grupo palestino cometa atos contra o Estado hebreu em troca da suspensão de suas operações militares contra os territórios palestinos.

A informação foi publicada na edição de fim de semana do jornal israelense Ha'aretz, que indica que o Hamas estaria disposto, inclusive, a declarar um cessar-fogo de forma unilateral ("hudna"), se Israel não quiser demonstrar que negocia com o grupo islâmico.

Segundo tal oferta, não confirmada por nenhuma das partes, o Hamas se teria comunicado com o governo israelense por meio de emissários, a maioria deles egípcios.

Pelo acordo, o Hamas se comprometeria a não atacar Israel e a impedir que outros grupos palestinos o façam, enquanto o Estado hebreu deveria, por meio de terceiros, prometer não agir contra organizações que operam nos territórios palestinos.

As fontes militares e políticas anônimas que informaram a oferta do Hamas ao Ha'aretz receberam a iniciativa com ceticismo.

AGÊNCIA EFE

 

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2024 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.