Notícias

 | 06/04/2006 14h03min

Ibope aponta que Serra ganharia eleição em SP

Pesquisa indica que candidato do PSDB venceria já no primeiro turno

O ex-prefeito José Serra (PSDB) ganharia a eleição para o governo do Estado de São Paulo ainda no primeiro turno se a eleição fosse realizada hoje. Pesquisa divulgada nesta quinta pelo Ibope, feita sob encomenda da Federação das Empresas de Transportes do Estado de São Paulo, mostra que Serra teria 51% das intenções de voto se concorresse com petista Marta Suplicy (17%). Se o candidato petista fosse Aloizio Mercadante, Serra teria 55% dos votos, contra 7% de Mercadante.

No cenário onde aparece Marta Suplicy, Orestes Quércia (PMDB) ficaria com 8%; seguido por Carlos Apolinário, com 3%, e Luiz Antonio Fleury Filho, com 3%. Brancos e nulos somam 10% e os indecisos são 7% da mostra. Se em vez de Orestes Quércia o candidato fosse Paulo Maluf, Serra teria 52%, Marta 18% e Paulo Maluf, 5%, e Fleury Filho 4%, Carlos Apolinário manteria 3%. Brancos e nulos somam 9% e os indecisos, 8%.

Na disputa com Mercadante e Quércia, as intenções de voto se dividem em 55% para Serra, 11% para Quércia, 7% para o candidato petista, 5% para Carlos Apolinário, 4% para Fleury Filho.

Brancos e nulos somariam 10% e os indecisos, 8%.

Quando o candidato Quércia é trocado por Paulo Maluf, o cenário é: 57% para Serra e 8% para Mercadante. Maluf, Fleury Filho e Apolinário ficam com 5% cada.

Maurício Garcia, gerente de projetos do Ibope, lembra que 32% das intenções de voto em fevereiro eram de brancos e nulos. Para ele, o percentual caiu este mês por causa da escolha do candidato tucano.

Num eventual segundo turno com Marta Suplicy, Serra teria 62% dos votos, contra 23% da ex-prefeita de São Paulo. Brancos e nulos somariam 10% e os indecisos são 6% dos entrevistados.

Num segundo turno com Mercadante, Serra teria 67% e o petista ficaria com 16%. Brancos e nulos somariam 10% e os indecisos são 7%.

Caso Orestes Quércia fosse o segundo turno, Serra teria 63% e o ex-governador do estado ficaria com 17%. Brancos e nulos somariam 12% e os indecisos somam 7%.

A pesquisa foi feita entre os dias 1 e 3 de abril, com 1.204 entrevistados no estado de São Paulo. Ela foi registrada sob número 71476506. O levantamento foi encomendado pelo Sindicato das Empresas de Transporte de Carga de São Paulo e Região. O intervalo de confiança estimado é de 95%, e a margem de erro máxima estimada é de 3 pontos percentuais, para mais ou para menos.

AGÊNCIA O GLOBO

 

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2024 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.