Notícias

 | 05/04/2006 19h13min

Deputado Jorge Bittar chama Delcidio de canalha

Governistas saíram de reunião irritados com presidente da CPI

Os governistas saíram da sala da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) dos Correios irritadíssimos com o presidente da comissão, o senador Delcidio Amaral (PT-MS). O deputado Jorge Bittar (PT-RJ) chegou a chamar Delcidio de Judas, canalha e palavras de calão. O grupo seguiu direto para o gabinete do líder do governo no Senado, Aloizio Mercadante (PT-SP), para preparar um recurso à Mesa do Congresso para contestar a votação que aprovou o relatório do deputado Osmar Serraglio (PMDB-PR).

Os governistas, sobretudo do PT, alegam que o regimento prevê que Delcidio Amaral seria obrigado a responder às questões de ordem e colocar em votação os destaques ao texto de Serraglio. A líder do PT no Senado, Ideli Salvatti (SC), disse que Delcidio teve um comportamento "autoritário, anti-regimental e incompatível com a presidência de uma CPI". Mercadante também acusou o colega de descumprir o regimento.

– Ele errou como presidente da CPI. Ninguém tem poder para descumprir o regimento. Ele poderia recusar as questões de ordem, mas caberia recurso ao plenário. Podíamos perder no texto-base mas ganhar nos destaques – disse Mercadante.

Ideli, no entanto, evitou falar de uma possível punição do PT a Delcidio.

– Cada dia com sua agonia. Nossa prioridade é elaborar o recurso – limitou-se a dizer.

AGÊNCIA O GLOBO
 

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2024 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.