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 | 04/04/2006 16h30min

Mamães de classe alta movimentam mercado de luxo infantil

Venda de artigos para os pequenos movimentou US$ 8 milhões em 2005

Mulheres das classes média e alta que cuidam muito do físico e da aparência e que gostam de ter seus filhos também na última moda, custe o que custar, estão revolucionando o mercado de artigos para bebês. Em Nova York, a venda de artigos infantis cresceu cerca de 5,2% em 2005, alcançando US$ 8 milhões.

– Elas buscam produtos de última moda, alta tecnologia e de máxima qualidade para que durem várias gerações – explica Don Montuori, editor da Packaged Facts, companhia que pesquisa mercados.

– As mulheres esperam, cada vez mais, para ter filhos, então, quando decidem, têm mais possibilidades de gastar com eles – diz Miriam Arond, editora chefe da Child Magazine.

As últimas estatísticas do Centro de Controle de Enfermidades dos EUA revelam a queda da taxa de natalidade em mulheres entre 20 e 35 anos e o crescimento entre mulheres entre 35 e 45 anos. Com esta perspectiva, o crescimento do mercado de produtos infantis só se explica porque as mamães estão dispostas a gastar cada vez mais com seus filhos, que consideram uma extensão de si mesmas.

– Hoje em dia, não é estranho pagar-se US$ 150 por um caubói de brinquedo, US$ 1 mil por uma cadeira alta ou US$ 2 mil por um carrinho com revestimento de couro. Os fabricantes e distribuidores estão se acostumando com preços assim – acrescenta Miriam.

Esta é uma realidade que pode se comprovada com um simples passeio pela concorrida joalheria Tiffany's, na Quinta Avenida, onde se pode encontrar uma linha de jóias delicadas feitas para os pequenos, entre eles, um chocalho de prata, que custa US$ 225.

Segundo a Packaged Facts, as previsões anunciam que esta indústria continuará em crescimento estável durante os próximos anos, devendo faturar US$ 9,5 milhões em 2010.

O mercado de produtos de luxo está em ascensão desde 2000, período em que as vendas cresceram 30%. Sem embargo, os produtos de luxo vendidos para os pais são, segundo o Mintel Internacional, 20% dos gastos com a casa.

A italiana Gucci foi uma das primeiras a apostar nesta tendência. Em sua loja em Manhatan, é possível encontrar desde sapatos de pelúcia rosa até bebêconforto estampados, por 230 e 790 dólares, respectivamente. Em julho, a marca vai lançar a Crewcuts, uma loja onde serão vendidas versões mirins dos modelitos dos pais para crianças de até oito anos.

Outras grandes marcas como Louis Vuitton e Hermés também estão criando linhas específicas para o mercado de pais e filhos, com destaque para fraldas por 1.240 dólares.

Para os pais que buscam um veículo melhor para transportar seus filhos, a Bugaboo oferece os "fórmula 1" entre os carrinhos de bebê, com preços que variam entre 679 dólares e 2 mil dólares, de acordo com a tecnologia escolhida.

O mais popular a venda nos Estados Unidos, o modelo "Cameleon", vem equipado com um assento com três posicções diferentes, uma rede para evitar mosquitos e um aquecedor de pés de lã, tudo por "apenas" 879 dólares.

AGÊNCIA EFE

 

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