Notícias

 | 02/04/2006 18h52min

Hamas não se incorporará à segurança da ANP

Órgãos palestinos se constituem quase exclusivamente de membros do Fatah

O novo ministro do Interior da Autoridade Nacional Palestina (ANP), Said Sayem, disse hoje que os homens dos Batalhões Izadin Qassam, braço armado do Hamas, não se incorporarão por enquanto às forças de segurança.

– Eu, pessoalmente, prefiro fazer mudanças nas chefias dos diferentes corpos de segurança, a fim de que estejam representadas diferentes facções políticas – disse o ministro em sua primeira entrevista coletiva em Gaza.

O novo governo da ANP entrou interinamente na quarta, e é liderado pelo primeiro-ministro, Ismail Haniyeh.

Um dos assuntos mais delicados para o novo governo são os órgãos de segurança, três dos quais estão sob o comando direto do titular da pasta do Interior.

Os outros estariam sob a responsabilidade do presidente da ANP, Mahmoud Abbas, versão que Sayem desmentiu hoje.

– Todos estão sob o comando do Ministério do Interior, a menos que exista um decreto presidencial que isole as forças paramilitares e de informação dos assuntos sob a tutela do Interior – afirmou.

Abbas disse há várias semanas que o ministério do Interior tem sob sua tutela apenas a Polícia azul, ou seja, a da segurança interna.

Em qualquer caso, todos os órgãos de segurança palestinos estão constituídos quase exclusivamente por militantes do movimento nacionalista Fatah, e a possibilidade de que seus comandantes sejam islamitas do Hamas pode gerar tensões.

Sayem disse também que fará tudo o possível para garantir a ordem e a segurança, a fim de "que o cidadão sinta segurança em sua casa e em suas cidades".

AGÊNCIA EFE

 

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2024 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.