Notícias

 | 28/03/2006 16h42min

Posse de Mantega é marcada por elogios a Palocci

Presidente Lula falou mais tempo sobre ex-ministro do que sobre substituto

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse hoje que a economia não depende de uma pessoa só, e sim de um conjunto de acertos de várias pessoas. Ele discursou durante a posse do novo ministro da Fazenda, Guido Mantega, hoje, em Brasília. Antes de falar sobre Mantega, no entanto, Lula, que parecia muito tenso durante a cerimônia, dispensou vários minutos a elogios ao ex-titular da pasta Antonio Palocci, além de lembrar do início da luta dos dois dentro do PT. E o final do discurso também foi dedicado a Palocci.

– O Palocci conseguiu com seu jeito de ser, falar, persuadir, angariar certamente alguns adversários. Quem já conversou com Palocci sabe muito bem que a gente estava diante não só de um ministro da Fazenda, mas de um homem que mostrou que seu grande conhecimento era a firmeza política que dava aos debates econômicos – disse.

O presidente disse considerar Mantega totalmente preparado para o cargo e disse que o ministro tem todo o seu apoio e pode ir ao gabinete presidencial sempre que for preciso, com boas ou más notícias.

Lula falou sobre metas e números da economia, e aproveitou para voltar a elogiar Palocci, falando não só das realizações dele à frente do ministério, mas também da profunda amizade entre os dois. 

– Você Palocci, mais do que milhões de pessoas, tem motivos para se orgulhar. Se hoje estamos vivendo uma boa situação econômica e conquistamos a confiança na área econômica, certamente todos nós sabemos que um pouco disso nós e o Brasil devemos a você. Pela seriedade que você conduziu o Ministério da Fazenda.

Antes do presidente, Mantega também fez elogios rasgados à perfomance de seu antecessor.

– Recebo das mãos de Antonio Palocci Filho um ministério, uma economia e um país muito melhor do que encontrou meu antecessor – disse, citando avanços na criação de empregos, na inflação, no crescimento do país, entre outros.

Palocci, por sua vez, abriu a cerimônia de posse de Mantega dizendo que tinha a consciência tranqüila e que em momento algum, atentou contra a democracia. O ministro parecia tranqüilo e sorriu bastante durante a transferência de cargo.

CLICRBS E AGÊNCIA O GLOBO
 

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2024 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.