| 28/03/2006 11h39min
O dólar comercial voltou a operar na máxima do dia, com alta de 2,90% sobre o fechamento de segunda, a R$ 2,232 na compra e R$ 2,234 na venda. A Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa) começou a cair nos primeiros minutos do pregão.
Às 11h10min, o Ibovespa tinha queda de 1,19%, para 37.194 pontos. O risco-país, que mede a percepção do investidor estrangeiro sobre o Brasil, subia para 245 pontos centesimais, contra 240 pontos no fechamento de ontem.
O estresse nesta terça está relacionado à chegado de Guido Mantega no ministério da Fazenda. A posse do novo ministro está marcada para hoje às 15h em Brasília. A volatilidade é esperada pelo menos no curto prazo.
– O mercado tem mais dúvidas do que certeza sobre Guido Mantega. O novo ministro vai ter que dar demonstrações práticas de que o curso da economia não vai mudar. Ele vai ter que deixar claro ao mercado que as objeções que vinha fazendo nos últimos meses contra Antônio Palocci sobre superávit fiscal, juros, câmbio e meta de inflação não continuarão – disse o economista-chefe da Sul América Investimentos, Newton Rosa.
Para ele, a volatilidade continuará enquanto os investidores não conhecerem exatamente como será o governo Mantega. A outra dúvida é com relação à equipe econômica e como vai ficar o Banco Central nesse nova gestão, ou seja, que tipo de relacionamento Mantega terá com Henrique Meirelles, presidente do BC.
Se houver mudanças, a curva de juros, com certeza, não será a mesma de hoje, segundo o economista.
– Enquanto isso não se definir, o mercado ficará desconfiado e terá uma postura conservadora – disse Rosa.
AGÊNCIA O GLOBOGrupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2024 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.