| 28/03/2006 09h57min
O dólar comercial abre a terça pós Palocci em forte alta de 2,81%, a R$ 2,230 na compra e R$ 2,232 na venda. A substituição do ministro Antônio Palocci por Guido Mantega deve influenciar bastante os negócios hoje.
A expectativa é de alta da moeda norte-americana e do risco-país. Na Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa), além do cenário político, haverá ainda apreensão sobre a decisão do Federal Reserve (FED), o Banco Central norte-americano, sobre as taxas de juros nos Estados Unidos.
O mercado financeiro vê com reticência o novo ministro da Fazenda, que tomará posse nesta tarde. Quando Guido Mantega foi anunciado como o novo ministro as negociações de dólar já estavam encerradas, mas os negócios futuros já apontavam elevação forte da moeda americana.
Para os analistas, se não bastasse a chegada de uma pessoa considerada desenvolvimentista demais para o mercado (Guido Mantega, que estava no BNDES), a saída de Murilo Portugal, secretário-executivo do Ministério da Fazenda, deixa uma lacuna importante no governo.
– Mantega é menos monetarista e já se mostrou muitas vezes contrário à política atual. Não foi uma boa escolha. Aliás, foi péssima. O mercado deve estressar bastante nesta terça – disse Tommy Taterka, da Corretora Concórdia.
AGÊNCIA O GLOBOGrupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2024 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.