Notícias

 | 19/03/2006 23h20min

Chávez chama Bush de demente e critica invasão do Iraque

Semana passada, presidente dos EUA chamou venezuelano de demagogo

O presidente da Venezuela, Hugo Chávez, chamou hoje o presidente dos Estados Unidos, George W. Bush, de demente e covarde, e afirmou que o mundo está contra ele e sua "guerra imperialista e genocida no Iraque".

– O mundo se opõe a sua guerra imperialista, imoral e genocida. O senhor é um demente e covarde – disse Chávez em seu programa dominical no rádio e na televisão Alô, Presidente.

O venezuelano respondia aos ataques feitos pelo americano na semana passada. Bush, chamado por Chávez de Mr. Danger (Sr. Perigo), disse que há um demagogo cheio de dinheiro do petróleo na Venezuela que está enterrando a democracia e tentando desestabilizar a região.

– O senhor é um burro, Mr. Danger, um covarde, um alcoólatra. Deus livre o mundo desta ameaça, porque psicologicamente é um doente, embora tenha muito poder – continuou o governante venezuelano.

O programa também exibiu imagens dos protestos realizados ontem em diferentes partes do mundo contra a guerra do Iraque, que completou três anos. Chávez atribuiu a agressão de Bush aos resultados mostrados por quatro dos principais institutos de pesquisa venezuelanos, todos supostos simpatizantes da oposição. Sua candidatura aparece com mais de 40 pontos percentuais de vantagem sobre o segundo colocado.

– Os meios de comunicação esconderam as pesquisas. Sabem que todos os candidatos da oposição juntos não chegam a 20%, enquanto a intenção de voto a meu favor chega, em alguns casos, a 60% – disse Chávez.

Em 3 de dezembro, a Venezuela realizará eleições presidenciais para o mandato de 2007 a 2013.

AGÊNCIA EFE

 

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2024 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.