| 18/03/2006 11h36min
Alternância de frio e calor deve ser a principal marca das primeiras semanas do outono, que se inicia às 15h26min de segunda-feira. Períodos de elevação de temperatura, como o que foi visto nesta semana, serão intercalados com ondas de frio até a primeira quinzena de abril, segundo o coordenador da Rede de Estações de Climatologia Urbana de São Leopoldo, Eugenio Hackbart:
– Neste ano, deveremos ter ondas de frio mais cedo.
Mesmo em dias de temperatura alta, as madrugadas devem ser mais frias em razão do prolongamento das noites, na opinião de Cléo Kuhn, da Central de Meteorologia. Ele alerta ainda para o fato de que a temperatura deve começar a cair somente depois da Páscoa.
Os apegados à tradição podem aguardar: da metade de abril até a metade de maio, o "veranico de maio" irá mesmo se confirmar, trazendo temperatura amena para o Rio Grande do Sul. As ondas de frio, no entanto, devem interromper as fases de clima moderado, comportamento explicado pela estiagem e pela presença de ar seco, segundo Hackbart.
A partir da segunda quinzena de maio, o predomínio será mesmo do frio contínuo, diz o especialista. Segundo ele, 2006 deve se configurar como uma réplica climática de 1996, confirmando a observação de sua equipe da concretização de ciclos de 10 anos no clima do Estado. Naquele ano, as marcas mínimas ficaram entre 3ºC e 6ºC durante 31 dias, na Região Metropolitana.
– Estamos esperando frio bastante intenso a partir da segunda metade de maio, em junho e em julho – completa Hackbart.
Até junho, no entanto, a chuva tende a ficar um pouco abaixo da média, estendendo a estiagem que afeta o Estado há três anos. A nova estação se inicia às 15h26min de segunda-feira
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2024 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.