Notícias

 | 14/03/2006 11h40min

Processo disciplinar pode ser aberto contra deputados do RS

Frei Sérgio Görgen teria destinado dinheiro do gabinete para movimentos sociais

Um processo disciplinar pode ser aberto contra dois deputados do Estado envolvidos com movimentos sociais. Frei Sérgio Görgen (PT) estaria fazendo doações para entidades de sem-terra através dos salários dos assessores. O pedido de abertura de processo disciplinar foi protocolado hoje na Comissão de Ética da Assembléia Legislativa. O deputado Jerônimo Görgen pede a abertura de processo também contra o deputados Ronaldo Zülke (PT).

Zülke foi acusado pela juíza de Esteio, Uiara dos Reis, de pressioná-la para liberar de identificação agricultores que invadiram a empresa Standard, na Região Metropolitana. Contra Frei Sérgio, a acusação é de financiamento da Via Campesina com dinheiro público. De janeiro a novembro de 2005, o deputado teria repassado R$ 149,6 mil. O dinheiro foi retirado da verba mensal destinada aos salários do gabinete parlamentar. O deputado Jerônimo Goergen (PP) entregou o documento que aponta o repasse nesta manhã.

– Gabinetes da Assembléia têm financiado movimentos que descumprem as regras constitucionais. É fundamental que a Comissão de Ética tenha que fazer uma espécie de força-tarefa para investigar essa cumplicidade e esses movimentos que a sociedade rechaça – disse.

Um dos documentos entregue à Comissão de Ética é a cópia da prestação de contas do deputado Frei Sérgio do ano passado. Nele aparece a regra imposta por ele aos funcionários do gabinete: o teto dos vencimentos é de 1,5 mil. Quem ganha acima disso tem que doar o dinheiro para o gabinte. Depois, o valor é repassado para a Via Campesina. A Comissão de Ética se reúne nas quartas-feiras, mas somente na próxima semana deve ser avaliado o pedido de abertura de processo disciplinar.

DANIEL SCOLA/RÁDIO GAÚCHA

 

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2024 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.