Notícias

 | 13/03/2006 22h01min

Ministro diz que Brasil pode fazer droga contra gripe aviária em meio ano

Vacina está sendo desenvolvida pelo Instituto Butantan, em São Paulo

O Brasil teria condições de produzir uma vacina contra a gripe aviária daqui a quatro ou seis meses. A informação é do ministro da Ciência e Tecnologia, Sérgio Rezende. A vacina está sendo desenvolvida pelo Instituto Butantan, centro de pesquisa em São Paulo responsável pela produção de mais de 80% do total de soros e vacinas consumidas no país.

Segundo Sérgio Rezende, o Instituto depende apenas da compra de equipamentos, alguns importados, para a finalização do trabalho. Os recursos viriam do Ministério da Ciência e Tecnologia, que já investiu cerca de R$ 3 milhões, e do Ministério da Saúde, que concedeu R$ 3 milhões. Ele informou ainda que o tipo para a produção da vacina será fornecido pela Organização Mundial de Saúde.

Sérgio Rezende disse ainda que todas as informações levam a uma previsão de que a doença poderá chegar ao país em até dois anos. O ministro afirmou que isso depende da evolução da gripe aviária em outros países.

A vacina seria distribuída apenas à população de áreas que tivessem focos de gripe aviária. O ministro justificou dizendo que essa é a estratégia quando não se tem uma vacina para toda a população e existe uma incerteza grande sobre o que vai acontecer.

AGÊNCIA BRASIL
 

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2025 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.