| 13/03/2006 21h20min
O regulamento do Gauchão foi alterado nesta segunda, dia 13, pelo conselho técnico da Federação Gaúcha de Futebol (FGF). Foi definida e homologada a fórmula para as finais do campeonato.
Mal redigido, o documento original da competição informava apenas que aquele clube que somasse o maior número de pontos nos dois jogos da decisão seria declarado o campeão de 2006. Agora, foi confirmado que as finais se darão através de duas partidas – nos dias 1º e 9 de abril –, com o regulamento semelhante ao da Copa do Brasil, ou seja, com saldo qualificado. Em caso de cada finalista vencer uma partida, aquele time que marcar mais gols como visitante será o campeão (com derrota de 2 a 1, fora de casa, e vitória de 1 a 0, em casa, por exemplo).
Além disso, a segunda partida da final será no estádio daquele clube que tiver a melhor campanha na soma geral de pontos do Gauchão. Hoje, o melhor desempenho é do Inter, com um total de 35 pontos e saldo de 21 gols positivos. O Grêmio, possivelmente o segundo finalista, soma 33 pontos e tem saldo de 15 gols positivos.
Se as duas partidas terminarem com uma vitória de cada finalista, e com resultados iguais (1 a 0 para cada equipe, por exemplo), a decisão do título irá para uma prorrogação de 30 minutos – sem morte súbita nem gol de ouro. Caso haja novo empate, as cobranças de pênaltis definirão o campeão gaúcho de 2006. Ao contrário do ano passado, não há a vantagem do empate na prorrogação para o clube de melhor campanha no torneio.
– Houve um erro de redação no início do campeonato. Agora, já corrigimos isso para que não haja problemas na final. Os clubes serão informados sobre a alteração – comentou Edir de Quadros, coordenador do departamento de futebol profissional da FGF.
ZERO HORAGrupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2024 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.