Notícias

 | 10/03/2006 09h38min

Anúncio de padrão de TV digital é esperado para hoje

Estudantes protestaram contra a escolha de um sistema estrangeiro

É esperado para hoje, ou no máximo até o início da próxima semana, o anúncio do padrão para a TV digital brasileira que deverá ser feito pelo presidente Luiz Inácio da Silva.

Dentre os modelos avaliados - americano, europeu e japonês - este último é apontado como o mais indicado para o país. A escolha, no entanto, tem como condição a instalação de uma fábrica de semicondutores no Brasil.

Os europeus acirraram a disputa com os japoneses na reta final do processo de escolha da tecnologia a ser adotada no país. A empresa franco-italiana ST Microeletronics, quarta maior produtora de semicondutores do mundo, informou à ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, que avalia a possibilidade de instalar-se no Brasil.

Dessa forma, os europeus se igualaram aos japoneses num critério considerado fundamental pelo governo: a oferta de benefícios à política industrial brasileira. Mais especificamente, a instalação de uma fábrica de semicondutores no país, que venha acompanhada de transferência de tecnologia.

Segundo negociadores do governo, a disputa esquentou nos últimos dias e essa é uma boa oportunidade para arrancar mais vantagens para o país. Por isso, a decisão sobre qual padrão adotar no Brasil poderá ser adiada por mais alguns dias, até o amadurecimento das negociações em andamento.

Para convencer o governo a adiar o anúncio da escolha do padrão, cerca de 50 estudantes do Instituto Nacional de Telecomunicações (Inatel), de Santa Rita do Sapucaí (MG) fizeram ontem uma manifestação em frente ao Ministério das Comunicações. Em favor do que eles consideram uma decisão pública e não privada, levaram à portaria do ministério um vaso sanitário com um televisor antigo (Telefunken) dentro.

ZERO HORA

 

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2024 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.