| 09/03/2006 20h16min
Depois da invasão, a comemoração. Imagens exibidas hoje pela RBS TV mostraram agricultoras comemorando a destruição do laboratório da Aracruz Celulose em Barra do Ribeiro. A reportagem de Giovani Grizotti foi realizada antes do Movimento das Mulheres Camponesas deixar o Parque Maurício Sirotsky Sobrinho em Porto Alegre.
– Deu aquele medinho na mulhereda quando saíram do ônibus. Depois que viram as primeiras indo destruir, foi muito lindo – resume uma das invasoras.
Sem saber que estava sendo gravada, outra agricultora sugeriu que a ação foi planejada pelo movimento.
– Que eu sei, há uns três meses já vinha sendo articulado – conta.
O governador Antonio Hohldfeldt classificou as agricultoras de massa de manobra dos líderes. Citou como exemplo o membro da direção nacional do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), João Pedro Stédile.
– A gente entende porque algumas pessoas são levadas a fazer gestos tão transloucados como os que vimos ontem – lamenta.
Por sua vez, Stédile parabenizou as camponesas.
– As companheiras estão de parabéns pois tiveram coragem de fazer um ato para chamar a atenção da sociedade – exalta.
Ao mesmo tempo, a polícia trabalha na identificação dos envolvidos na ação. O diretor do Departamento de Polícia do Interior, delegado Pedro Rodrigues, assegura que em breve haverá o pedido de prisões temporárias e preventivas.
– Solicitamos cópias de documentos e de fitas para determinar uma melhor apuração – explica.
O comandante-geral da Brigada Militar, Airton Costa, tranqüiliza a população sobre a possibilidade de novos atos de vandalismo. O coronel garante que o efetivo está mobilizado.
RÁDIO GAÚCHA E RBS TVGrupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2024 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.