| 09/03/2006 17h17min
O ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Roberto Rodrigues, embarca nesta quinta, dia 9, para o Reino Unido, onde participa até domingo, em Londres, de reuniões com negociadores da Organização Mundial de Comércio (OMC). Para Rodrigues, a expectativa é de que o encontro represente avanços em relação à reunião de Hong Kong, especialmente no que se refere aos pilares “acesso a mercado” e “apoio doméstico”.
Em Londres os ministros do G-3 (Brasil, Estados Unidos e União Européia), do G-4 (G-3 mais Índia) e do G-6 (G-3, G-4 mais Austrália e Japão) devem centralizar as discussões no tema agrícola.
– Temos a chance, neste encontro, de melhorar ou ampliar o que já foi definido em Hong Kong – avaliou Roberto Rodrigues.
O diretor do Departamento de Assuntos Comerciais da Secretaria de Relações Internacionais, Antônio Carlos Prado, acrescentou que a intenção é destravar as negociações.
– Esperamos que na reunião em Londres seja possível pontuar as linhas políticas definidas em Hong Kong, de forma que as decisões possam ser tecnicamente operacionalizas pelos países.
Em Hong Kong, as negociações ficaram travadas, entre outros razões, devido às posições da União Européia e dos Estados Unidos. Os Estados Unidos condicionaram avançar na redução do “apoio doméstico” à uma flexibilização da UE no pilar “acesso mercado”.
A União Européia, por sua vez, juntamente com a Suíça, não concordou em fixar uma data para eliminar o subsídio às exportações enquanto não houver definição nos temas subjacentes, que são ajuda alimentar, subsídio ao crédito agrícola e compras governamentais.
Hong Kong sediou em dezembro do ano passado a 6ª Conferência Ministerial da OMC, dando prosseguimento às negociações da Rodada de Doha, iniciada em 2001. Além de Hong Kong, outras reuniões da OMC relacionadas à Rodada de Doha ocorreram em Cancun (2003), Genebra (2004) e Paris (2005).
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2024 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.