| 08/03/2006 10h49min
A caminhada de agricultores terminou com tumulto hoje em Porto Alegre. Depois de percorrer a Avenida Ipiranga, o grupo da Via Campesina e do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) forçou a entrada no estacionamento do Centro de Eventos da PUCRS. A Universidade sedia a 2º Conferência Internacional sobre Reforma Agrária.
Os portões do local estavam fechados. A Brigada Militar reagiu e a confusão foi generalizada. Uma das grades foi derrubada e não há informações sobre feridos.
Depois do tumulto, os agricultores conseguiram entrar no estacionamento. O acesso ao prédio ficou impedido durante quase toda a mnahã. O grupo de 1,5 mil pessoas foi acompanhado por 2 mil agricultoras da Marcha das Mulheres.
A Brigada Militar reforçou a segurança no local. Soldados do Batalhão de Operações Especiais (BOE) estão com armas de efeito moral. Os manifestantes portam bandeiras.
Após uma negociação, as partes acertaram que 50 pessoas vão ingressar no prédio para participar das atividades do evento. As reivindicações são reforma agrária integral, soberania alimentar, políticas de incentivo à produção de alimentos saudáveis, defesa da agricultura camponesa e políticas de desenvolvimento do campo.
RÁDIO GAÚCHAGrupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2024 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.