| 04/03/2006 13h46min
Além de causar danos na saúde pública e na economia de vários países, a gripe aviária pode atingir também o principal evento esportivo de 2006. Em entrevista ao jornal alemão Bild, o presidente da Fifa, Joseph Blatter, admitiu a possibilidade de adiar a Copa do Mundo caso a doença se alastre pela Europa.
– Se a gripe aviária passar a ser uma pandemia, o normal é que não haja Mundial – afirmou o dirigente suíço à edição da última quinta do jornal.
A possibilidade já havia sido cogitada anteriormente pelo Ministério da Agricultura Alemão. De acordo com Blatter, a medida seria adotada somente se surgirem casos de contágio entre humanos, o que não aconteceu até agora em nenhum país europeu.
A declaração foi motivada pelo clima de paranóia que tomou conta da Alemanha desde que exames confirmaram que a morte de um gato em uma ilha do país foi provocada pelo vírus H5NI, a variação mais letal da doença.
Na última quarta, o governo alemão determinou que gatos domésticos sejam mantidos dentro de casa em cinco dos 16 estados alemães. Nessas localidades, onde a presença do vírus foi constatada, uma série de medidas foi tomada para evitar que a doença se alastre para os centros urbanos.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2024 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.