Notícias

 | 04/03/2006 12h31min

Diretor-geral da FAO é destaque em fórum de Reforma Agrária

Conferência reunirá representantes de cem países em Porto Alegre

Se três em cada quatro pessoas que passam fome no mundo estão longe das cidades, não há como erradicar a pobreza sem passar pelo desenvolvimento rural. É esse diagnóstico que será apresentado pelo diretor-geral da Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO), Jacques Diouf, um dos destaques da programação do evento internacional sobre reforma agrária.

Concentrado no campus da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), na Capital, a 2ª Conferência Internacional sobre Reforma Agrária e Desenvolvimento Rural começará na segunda-feira.

Diouf fará seu pronunciamento na terça-feira, defendendo que ampliar o acesso à terra é vital para que seja alcançado um dos objetivos de desenvolvimento do milênio: reduzir pela metade o número de pobres do mundo até 2015. Nascido no Senegal, o diretor-geral da FAO é formado em Ciência Agrícola, mestre em Ciência Agrônoma e doutor em Filosofia das Ciências Sociais do setor rural.

Embora a solenidade de abertura esteja marcada para as 16h de segunda-feira, o evento movimenta a Região Metropolitana desde ontem. No Parque de Exposições, em Esteio, cerca de mil integrantes da juventude da Federação dos Trabalhadores na Agricultura Familiar (Fetraf) estão acampados e debatendo a importância da organização dos jovens no meio rural. Hoje, eles devem discutir sobre educação e geração de renda e receber a visita do ministro do Desenvolvimento Agrário, Miguel Rossetto, às 11h.

Na segunda-feira, a juventude iniciará a Marcha da Agricultura Familiar, agregando integrantes da Fetraf que se deslocam em caravana desde o Vale do Ribeira, em São Paulo.

A caminhada parte às 9h de Esteio e deve chegar à PUCRS para a abertura do evento. No Parque da Harmonia, um acampamento da Via Campesina se forma na segunda.

São esperados delegados de cerca de cem países para a conferência, que não é aberta ao público. Quem quiser assistir aos debates poderá acompanhá-los por telões instalados no salão de atos e no cybercafé do centro de eventos da PUCRS (Avenida Ipiranga, 6.681).

ZERO HORA

 

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2025 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.