| 04/03/2006 12h31min
Se três em cada quatro pessoas que passam fome no mundo estão longe das cidades, não há como erradicar a pobreza sem passar pelo desenvolvimento rural. É esse diagnóstico que será apresentado pelo diretor-geral da Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO), Jacques Diouf, um dos destaques da programação do evento internacional sobre reforma agrária.
Concentrado no campus da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), na Capital, a 2ª Conferência Internacional sobre Reforma Agrária e Desenvolvimento Rural começará na segunda-feira.
Diouf fará seu pronunciamento na terça-feira, defendendo que ampliar o acesso à terra é vital para que seja alcançado um dos objetivos de desenvolvimento do milênio: reduzir pela metade o número de pobres do mundo até 2015. Nascido no Senegal, o diretor-geral da FAO é formado em Ciência Agrícola, mestre em Ciência Agrônoma e doutor em Filosofia das Ciências Sociais do setor rural.
Embora a solenidade de abertura esteja marcada para as 16h de segunda-feira, o evento movimenta a Região Metropolitana desde ontem. No Parque de Exposições, em Esteio, cerca de mil integrantes da juventude da Federação dos Trabalhadores na Agricultura Familiar (Fetraf) estão acampados e debatendo a importância da organização dos jovens no meio rural. Hoje, eles devem discutir sobre educação e geração de renda e receber a visita do ministro do Desenvolvimento Agrário, Miguel Rossetto, às 11h.
Na segunda-feira, a juventude iniciará a Marcha da Agricultura Familiar, agregando integrantes da Fetraf que se deslocam em caravana desde o Vale do Ribeira, em São Paulo.
A caminhada parte às 9h de Esteio e deve chegar à PUCRS para a abertura do evento. No Parque da Harmonia, um acampamento da Via Campesina se forma na segunda.
São esperados delegados de cerca de cem países para a conferência, que não é aberta ao público. Quem quiser assistir aos debates poderá acompanhá-los por
telões instalados no salão de atos e
no cybercafé do centro de eventos da PUCRS (Avenida Ipiranga, 6.681).
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2025 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.