| 03/03/2006 16h45min
A Comissão Nacional da Luta Contra a Gripe Aviária (CNLCGA) do Egito, presidida pelo ministro da Saúde, Hatem al Jabali, anunciou o surgimento de novos de casos de gripe aviária no país. O vírus H5N1, a variante mais perigosa da gripe aviária, foi detectado em algumas aves de criadouros localizados no Cairo e nas províncias de Al Sharquiya e Al Qaliubiya, ao norte da capital.
A nota revela que os exames médicos feitos em 40 pessoas que trabalhavam nos criadouros onde foram detectados os novos casos da doença provaram que não estão contagiadas. Segundo a CNLCGA, até o momento foram detectados casos de gripe aviária em cem localidades do país, situadas em 14 províncias.
Após a aparição da gripe aviária no mês passado, as autoridades ordenaram o fechamento do zoológico da capital. Aves mortas pelo vírus foram encontradas no local, que é freqüentado por milhares de famílias.
Além disso, foi ordenado o fechamento de milhares de lojas onde aves de granja são mortas para a venda, e a eliminação dos galinheiros e pombais que muitos egípcios acostumam ter em suas casas.
O governo egípcio advertiu que autorizará a venda só de aves de granja congeladas até que a doença tenha desaparecido do país.
AGÊNCIA EFEGrupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2024 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.